Dia 29 de agosto aconteceu a Jornada de Formação Calabriana 2025 com tema "Os desafios da polarização e o carisma Calabriano" e lema "A obra é para os tempos atuais”. A jornada tem como missão fortalecer a unidade entre as atividades da Família Calabriana no Brasil. Ela sempre acontece no finalzinho do mês de agosto como parte das comemorações da chegada dos Pobres Servos ao Brasil.
A proposta da jornada, foi aprofundar o olhar e o discernimento sobre os desafios da polarização, a partir dos estudos atuais sobre essa realidade, bem como a partir da ótica da Igreja e do Carisma Calabriano, fomentando valores da cultura do encontro e da sinodalidade.
A intenção foi reconhecer como a polarização política e social tem gerado intolerâncias e violências diante do diferente, e refletir como podemos encontrar caminhos de diálogos respeitosos, busca do bem comum e harmonia social.
A formação contou com duas conferências centrais. Pela manhã, o historiador e mestrando em Comunicação Social Prof. Vinícios Welter apresentou uma análise crítica da crise de representação política e social, destacando que a polarização, embora sempre presente na história, adquire hoje contornos preocupantes. À tarde, o cientista político Prof. Alisson Centeno destacou que a polarização, por si só, não é inédita nem necessariamente negativa, mas se torna nociva quando alimentada pelo ódio e pela desumanização do outro.
A participação dos colaboradores do CESJO e LAR CALÁBRIA, foi marcante. Contamos com quase 70 pessoas participando, sem contar com a nossa colaboração na mediação da jornada, partilha de um testemunho do CDI e oração final conduzida pelo Grupo de Canto Providência.
Sem sombra de dúvidas a jornada acendeu luzes indicativas para os desafios da atualidade, fomentando os valores calabrianos da acolhida, fraternidade, solidariedade, cidadania e compromisso social, como sinais concretos de uma fé viva e operosa.